Atividades corporais de aventura na natureza
Práticas Corporais de Aventura Anos
Finais Ensino Fundamental
Acadêmicos: Bruna Rita Athaydes Cardoso, Mateus Palhano da Silva
Plano de aula 1
Unidade temática: Práticas corporais de aventura
Objeto do conhecimento: Práticas corporais de aventuras
urbanas
Habilidades: Experimentar e fruir diferentes
práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e
integridade física, bem como as dos demais; Executar práticas corporais de
aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas
para a prática segura em diversos espaços;
Ano: 6° ano
Duração: 45 minutos
Materiais: Papéis descrevendo as atividades,
bicicletas, cordas, classes, toalhas, alimentos, sucos e copos
Local: Pátio da escola
Atividade 1: Exploração e procura de objetos
A turma será dividida em pequenos
grupos dependendo do número de alunos, o professor reunirá os grupos e passará
as explicações referentes às atividades. Serão espalhados pelo pátio da escola
alguns objetos para a organização de um piquenique como alimentos e a toalhas
para organizar a mesa, ao encontrar os objetos os alunos devem levá-los até
determinado ponto escolhido pelo professor. Os alunos deverão encontrar os
objetos mas para chegar até esses objetos deverão realizar algumas atividades
propostas que estarão designadas em um pequeno papel que dirá onde se encontra
o objeto e o desafio a ser organizado para pegar, por exemplo, cada aluno do
grupo deve dar uma volta de bicicleta e a seguir ir até sua sala e trazer uma
classe para o pátio para organizar o lanche, todos os alunos do grupo deverão
atravessar a quadra equilibrando-se em uma corda (adaptação ao slackline) e de mãos dadas para pegar as toalhas e organizar
as mesas, buscar alimentos que estarão dispostos em algumas pistas de rastejos
e levar até determinado ponto onde será organizado o lanche, pegar um mapa e
seguir as orientações para chegar até onde estão guardados os sucos, cada
componente do grupo um aluno por vez subir em um pequeno caixote (adaptação a
escalada) para alcançar copos plástico, entre outras atividades. Após todos os
objetos encontrados a turma toda organizar o lanche da forma que acharem melhor
e comer.
|
Nível de ensino e ano
6° ano
|
Unidade temática
Práticas
corporais de aventura |
Objeto de conhecimento
Práticas
corporais de aventura urbanas |
Conteúdos
compreendidos neste objeto
Trilhas,
bike,slackline, rastejos, escaladas e orientações. |
Habilidades da BNCC
(EF67EF18) Experimentar e fruir diferentes práticas
corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade
física, bem como as dos demais. (EF67EF19) Identificar os riscos durante a realização
de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua
superação |
Exemplo de uma atividade para trabalhar
um conteúdo com objetivo específico dentro de uma habilidade |
|
|
|
|
|
|
Conteúdo: Trilhas, bike,slackline, rastejos, escaladas e
orientações.
Objetivo da
aula: Realizar atividades adaptadas
com os conteúdos citados acima, promover uma integração entre a turma,
conhecer alguns espaços da escola. |
Plano de aula 2: Conhecendo a
prática de Escalada
Unidade temática: Práticas corporais de aventura
Objeto do conhecimento: Práticas corporais de aventuras
urbanas
Habilidades: Experimentar e fruir diferentes
práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e
integridade física, bem como as dos demais.
Ano: 9° ano
Duração: Uma aula de 45 minutos. e outra aula
envolvendo a manhã inteira
Materiais: Celulares, papel pardo,
lápis e canetinhas.
Local: Pátio da escola
Descrição:
A turma será separada em quatro grupos de pesquisa, que
pesquisarão os seguintes temas: O que é escalada? Quais são os tipos de escaladas?
Quais são os benefícios da escalada? Quais equipamentos de segurança, são
usados para escalar? Essa atividade será realizada pelo celular dos estudantes
e eles estarão no pátio da escola pesquisando, sentados no chão. Após a
pesquisa os estudantes vão elaborar um cartaz com o tema proposto e vão
explicar para turma o que pesquisaram. A professora vai dar ênfase aos
equipamentos de segurança, vai falar sobre a importância de estar usando de
maneira adequada.
Em um
segundo momento a professora amarrará
diversas cordas, nos muros da
escola, nessas cordas terão nós para que os alunos consigam escalar. Após essa vivência a professora vai propor
aos alunos um passeio no Ecoparque, em Nova Roma do Sul, para que os alunos
vivenciam com todo o cuidado e segurança essa prática de aventura em meio a
natureza.
|
Nível de ensino e ano
9°ano |
Unidade temática
Práticas corporais de aventura |
Objeto de conhecimento
Práticas corporais de aventura na
natureza |
Conteúdos
compreendidos neste objeto
Prática da
Escalada.
Normas e
equipamentos de segurança para uma prática de aventura
Os
beneficios que esse espporte traz
|
Habilidades da BNCC
Analisar
riscos, selecionar estratégias e avaliar normas de segurança para superar os
desafos na realização de práticas corporais de aventura na natureza |
Exemplo de uma atividade para trabalhar
um conteúdo com objetivo específico dentro de uma habilidade |
|
|
|
|
|
|
Conteúdo: Escalada Objetivo da
aula: Vivênciar a
prática da escalada, com segurança usando todos os equipamentos, bem como
executando as técnicas para escalar. |
Comentários
Postar um comentário