Atividades corporais de aventura na natureza

Práticas Corporais de Aventura Anos Finais Ensino Fundamental

 

Acadêmicos: Bruna Rita Athaydes Cardoso, Mateus Palhano da Silva

Plano de aula 1

Unidade temática: Práticas corporais de aventura

Objeto do conhecimento: Práticas corporais de aventuras urbanas

Habilidades: Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais; Executar práticas corporais de aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços;

Ano: 6° ano

Duração: 45 minutos

Materiais: Papéis descrevendo as atividades, bicicletas, cordas, classes, toalhas, alimentos, sucos e copos

Local: Pátio da escola

 

Atividade 1: Exploração e procura de objetos

 

A turma será dividida em pequenos grupos dependendo do número de alunos, o professor reunirá os grupos e passará as explicações referentes às atividades. Serão espalhados pelo pátio da escola alguns objetos para a organização de um piquenique como alimentos e a toalhas para organizar a mesa, ao encontrar os objetos os alunos devem levá-los até determinado ponto escolhido pelo professor. Os alunos deverão encontrar os objetos mas para chegar até esses objetos deverão realizar algumas atividades propostas que estarão designadas em um pequeno papel que dirá onde se encontra o objeto e o desafio a ser organizado para pegar, por exemplo, cada aluno do grupo deve dar uma volta de bicicleta e a seguir ir até sua sala e trazer uma classe para o pátio para organizar o lanche, todos os alunos do grupo deverão atravessar a quadra equilibrando-se em uma corda (adaptação ao slackline)  e de mãos dadas para pegar as toalhas e organizar as mesas, buscar alimentos que estarão dispostos em algumas pistas de rastejos e levar até determinado ponto onde será organizado o lanche, pegar um mapa e seguir as orientações para chegar até onde estão guardados os sucos, cada componente do grupo um aluno por vez subir em um pequeno caixote (adaptação a escalada) para alcançar copos plástico, entre outras atividades. Após todos os objetos encontrados a turma toda organizar o lanche da forma que acharem melhor e comer.

 

Nível de ensino e ano

 

 6° ano

 

Unidade temática

 

 

Práticas corporais de aventura

Objeto de conhecimento

 

Práticas corporais de aventura urbanas

Conteúdos compreendidos neste objeto

 

Trilhas, bike,slackline, rastejos, escaladas e orientações.

Habilidades da BNCC

 

(EF67EF18) Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.

(EF67EF19) Identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua superação

Exemplo de uma atividade para trabalhar um conteúdo com objetivo específico dentro de uma habilidade

 

 

 

 

 

Conteúdo:

Trilhas, bike,slackline, rastejos, escaladas e orientações.

 

Objetivo da aula: Realizar atividades adaptadas com os conteúdos citados acima, promover uma integração entre a turma, conhecer alguns espaços da escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Plano de aula 2: Conhecendo a prática de Escalada

Unidade temática: Práticas corporais de aventura

Objeto do conhecimento: Práticas corporais de aventuras urbanas

Habilidades: Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.

Ano: 9° ano

Duração: Uma aula de 45 minutos. e outra aula envolvendo a manhã inteira

Materiais: Celulares, papel pardo, lápis e canetinhas.

Local: Pátio da escola

 

 

Descrição:

A turma será separada em quatro grupos de pesquisa, que pesquisarão os seguintes temas: O que é escalada? Quais são os tipos de escaladas? Quais são os benefícios da escalada? Quais equipamentos de segurança, são usados para escalar? Essa atividade será realizada pelo celular dos estudantes e eles estarão no pátio da escola pesquisando, sentados no chão. Após a pesquisa os estudantes vão elaborar um cartaz com o tema proposto e vão explicar para turma o que pesquisaram. A professora vai dar ênfase aos equipamentos de segurança, vai falar sobre a importância de estar usando de maneira adequada.

            Em um segundo momento a professora amarrará  diversas cordas,  nos muros da escola, nessas cordas terão nós para que os alunos consigam escalar.  Após essa vivência a professora vai propor aos alunos um passeio no Ecoparque, em Nova Roma do Sul, para que os alunos vivenciam com todo o cuidado e segurança essa prática de aventura em meio a natureza.

 

 

 

 

 

Nível de ensino e ano

 

9°ano

Unidade temática

 

Práticas corporais de aventura

Objeto de conhecimento

 

Práticas corporais de aventura na natureza

Conteúdos compreendidos neste objeto

 

 

Prática da Escalada.

 

Normas e equipamentos de segurança para uma prática de aventura

 

 

Os beneficios que esse espporte traz

 

 

Habilidades da BNCC

 

 

Analisar riscos, selecionar estratégias e avaliar normas de segurança para superar os desafos na realização de práticas corporais de aventura na natureza

Exemplo de uma atividade para trabalhar um conteúdo com objetivo específico dentro de uma habilidade

 

 

 

 

 

Conteúdo:

Escalada

 

Objetivo da aula:

Vivênciar a prática da escalada, com segurança usando todos os equipamentos, bem como executando as técnicas para escalar.


  

Comentários